DEMOPORTO – Clube de Desportos Motorizados do Porto nasceu do agregar do conjunto de vontades de um grupo de pessoas que, desde há vários anos, alguns já há algumas décadas, têm estado ligadas ao Desporto Motorizado, colaborando com diversos clubes de norte a sul de Portugal e organizando múltiplas provas de Automobilismo, nas mais diversas disciplinas.

Assim, concretizando essa agregação de vontades, foi fundado no início de 2008 o DEMOPORTO – Clube de Desportos Motorizados do Porto.

Apesar da sua ainda curta existência, tem organizado diversas provas, em especial Rallyes, RallysSprint, Rallyes de Regularidade Histórica, Rampas, SuperEspeciais, algumas das quais a pontuar para Campeonatos que vão desde o Campeonato Nacional de Rallyes, passando pelos Campeonatos Regionais de Rallyes e pelos Troféus de Rallyes de Regularidade Histórica, até ao Campeonato Nacional de Montanha e que se têm pautado por um assinalável sucesso.

Destacam-se o Rallye Serras de Fafe a contar para o Campeonato Nacional de Ralis, o Rallye Montelongo a contar para o Campeonato Open de Rallyes, as SuperEspeciais da Trofa e de Famalicão, as Rampas da Penha, em duas jornadas anuais a contar para o Campeonato de Portugal de Montanha, o Rallye Museu do VinhoBairrada e o Rallye Terras do Norte nos Rallyes de Regularidade Histórica, para além do Rallye de Santo Tirso, este no Campeonato Regional de Rallyes.

Tem também colaborado com outros Clubes tais como o GAS – Gondomar Automóvel Clube, o CPAA – Clube Português de Automóveis Antigos na organização das suas diversas provas e o ACP – Automóvel Clube de Portugal na organização das mais recentes edições do Vodafone Rallye de Portugal disputadas na região do Algarve.

Ainda, em colaboração com a Câmara Municipal de Fafe, esteve presente na organização do WRC FAFE RALISPRINT, nas edições até agora realizadas, em 2012 e 2013.

Também, como marcos recentes na vida do DEMOPORTO – Clube de Desportos Motorizados do Porto, assinala-se, no final de 2013 a inauguração da nova Sede e Instalações Sociais, bem como a comemoração no passado dia 4 de Janeiro de 2016 do seu oitavo aniversário.

Para 2016 o Clube propõe-se, para além de actividades idênticas às dos anos anteriores, quer a nível de colaboração com outros Clubes na organização das suas provas, quer na organização de provas a contar para alguns dos principais Campeonatos de Automobilismo, destacando-se o Campeonato Nacional de Rallis, o Campeonato Nacional de Montanha, Taça Ralis FPAK - Terra e o Campeonato Regional Ralis Norte, a novas realizações e iniciativas, neste momento em estudo e que, oportunamente, serão anunciadas.